domingo, outubro 01, 2017

“Elas Fazem Cinema”, um projeto do GECI- dirigido pela mestra em História da UFG, Alcilene Cavalcante, destaca o protagonismo da mulher na sétima arte, e sua invisibilidade, diante um cenário em desigualdade de gênero.




Dinalva Heloiza



Destacar o protagonismo feminino nas telas do cinema nacional, com certeza não é uma tarefa fácil, mas quando essa narrativa envolve a discussão sobre igualdade de gênero, tendo as mulheres em papel de destaque, aí então, os desafios são bem maiores.

Da esq. para a direita, Superintendente Executiva da Mulher e Igualdade Racial, Glaucia Maria Teodoro, mestra Alcilene Cavalcante da UFG, eu, a diretora Tereza Trautman, professora da UEG e Tânia Castro, na abertura oficial da Mostra. (Fotos - Maria Ritha Ferreira da Paixão)


Neste cenário, ocorreu a 2ª Edição da Mostra “Elas Fazem Cinema” - Mostra de Filmes dirigidos por Mulheres, projeto idealizado pelo Grupo de Estudos e Pesquisa de Gênero e Cinema da faculdade de História da UFG - GECI - dirigido pela mestra em História, professora Alcilene Cavalcante, coordenado por Patricia Guedes graduada em Audio Visual pela UFG.
Vale ressaltar os desafios enfrentados e determinação empenhada na construção do GECI - que surgiu a partir de encontros da pós-graduação em História e das Narrativas Audiovisuais da FH da UFG, os quais floresceram e junto a disciplina de Gênero e Sexualidade no Cinema, ministrada pela professora Alcilene Cavalcante, frutificaram-se em ideia e de imediato, tornou-se a urgência do grupo de voluntárias que trabalharam incansavelmente na consolidação da primeira edição da Mostra de Filmes dirigidos por Mulheres, que ocorreu em 2016.

A mestra Alcilene Cavalcante, faz aqui um resumo centrado no contexto que define os objetivos da Mostra: “Na chave História, Cinema e Gênero, o projeto consiste na realização de Mostras de Filmes dirigidos por mulheres, onde estaremos exibindo filmes e promovendo ciclos de debates com algumas diretoras. Parte-se da premissa segundo a qual, desde as origens do cinema, mulheres estiveram em torno dos sets de filmagens, mas raras foram aquelas que obtiveram visibilidade, o que se explica pelas condições históricas de desigualdade de gênero. Assim, a mostra de filmes é um espaço para, entre outros aspectos, problematizar a presença feminina no âmbito da realização audiovisual brasileira, procurando pontuar sua história, e abordar a representação de mulheres no cinema. Além disso, consta da mostra documentários e curtas-metragens contemplando diretoras goianas.”

A realização da 2ª Edição da Mostra aconteceu nos dias 23,24 e 25 de agosto, e a abertura oficial contou com a presença da diretora Tereza Trautman, a mestra Alcilene Cavalcanti e toda equipe do GECI, com a participação da superintendente de Políticas para Mulheres da Secretaria Cidadã, Glaucia Maria Teodoro, representando a Superintendência que apoiou a realização da Mostra.

Após a apresentação da produção, de Tereza Trautman - Os homens que eu tive, todo o público presente participou de um debate conduzido pela professora Alcilene Cavalcante, com a participação de Tereza Trautman.


                   A esq, diretora Tereza Trautman na apresentação de  seu filme "Os homens que tive" (Fotos Maria Ritha) 
 
 Público que prestigiou a estréia oficial da Mostra. 
A esq. Superintendente Executiva Gláucia Maria Teodoro, e Tânia Castro. (Fotos Maria Ritha)

Da esq. para a direita, Chefe de gabinete, Maria de Fátima Arantes Pires, diretora de animação Rosaria, Superintendente da Pasta, Glaucia Maria Teodoro, mestra Alcilene Cavalcante e Cecília Mello. (Fotos Maria Ritha)  
Diretora Rosaria, e Glaucia Maria (Fotos Maria Ritha)

A 2ª Mostra celebrou também o Centenário do Cinema de Animação, que contou com a presença da diretora Rosaria Maria Tavares, quando foi apresentada uma sessão inédita de curtas metragens de animação dirigidas por mulheres, o que ocorreu no último dia da Mostra, na Superintendência de Políticas para Mulheres, que integrou o encerramento do Projeto Agosto Lilás, com um posterior debate, que contou com a presença da Superintendente da pasta, Drª Glaucia Maria Teodoro, a professora Alcilene Cavalcante, a chefe de gabinete da Secretaria Cidadã, Maria de Fátima Arantes Pires, e a diretora Rosaria, com a participação do público presente.

                                      Mostra fotográfica "Quadro à Quadro" de Guaralice Paulista (Fotos Maria Ritha)

           A esq, Guaralice Paulista ao lado da Professora Alcilene Cavalcante e professora da UEG. (Fotos Maria Ritha)

Além da ampla programação apresentada pela Mostra, que integrou curtas, longas e animação, a estreia desta edição trouxe a Exposição Fotográfica da artista Guaralice Paulista, com o título “Quadro a Quadro”, a arte de Guaralice é pioneira na Fotografia de Still, junto ao cinema goiano.

                                               Promoção do Filme de Tereza Trautman - Os Homens que eu tive

O filme apresentado na abertura oficial foi a produção de 1973, da diretora Tereza Trautman, “Os Homens que Eu Tive”- inicialmente a protagonista do filme, Pity, seria interpretado na época pelo talento de Leila Diniz, que morreu em um acidente de aviação pouco antes das filmagens, sendo então substituída por Darlene Glória.

A trama gira em torno de uma mulher, jovem e liberal casada há quatro anos, com Dode, interpretado por Gracindo Júnior, com o qual mantêm relações extraconjugais com a tácita aquiescência um do outro. Pity tem um amante, Sílvio, e os três passam tanto tempo juntos que decidem oficializar o triângulo.

 Na época, quando prevalecia o regime militar, onde a política da ditadura impunha uma censura moral, amplamente praticada no Brasil, e esta, visava produções vistas como não adequados aos padrões vigentes do regime. Foi a partir da produção de Os Homens que eu tive, que a jovem cineasta Tereza Trautman, viu seus sonhos naufragarem em 1973, através de um ato da censura, levando a interdição do filme, quando a película ainda transitava em circuito de lançamento, se tornando este, um elemento representativo da arbitrariedade com base na moral e nos bons costumes, praticados durante o golpe militar.

                                      Promoção do Filme de Rosaria - O Projeto de Meu Pai. de Rosaria Esteves

Já a animação de Rosaria Maria Esteves, "O Projeto de Meu Pai", é centrada em confissões autobiográficas, o curta metragem se destacou como o filme mais premiado no 24º Anima Mundi. A animadora, radicada no estado do Espírito Santo foi premiada nas categorias melhor curta do Festival, melhor curta Brasileiro e na aquisição Canal Brasil, pelo júri popular.

A Mostra realizou a exibição de 24 filmes, seis debates, uma exposição fotográfica, e um ateliê de Desenho Animado Leitura e Intervenção Cinematográfica, o público que participou efetivamente da Mostra já espera a 3ª Edição, com boas expectativas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esse artigo: