domingo, março 25, 2012

Cultura

A Saudável Confraria do Bar do Escritor II.

Dinalva Heloiza

Recentemente, estive com meu sobrinho, estudante de Propaganda e Marketing, Frederico Fernandes, na edição de lançamento da III Antologia do Bar do Escritor, na capital, Goiânia,   que aconteceu simultaneamente em 7 cidades brasileiras.  Este lançamento, é um evento literário, que foi realizado, nas cidades de Goiânia- (Go), Brasília-(DF), Manaus-(AM), Rio de Janeiro-(RJ), Nova Friburgo-(RJ), São José dos Campos-(SP), e Vila Velha (SC).

Momento em que compartilhamos uma foto com os integrantes do Projeto Bar do Escritor em Goiânia, da (esq. p/ a dir. Cristiano Deveras, Marielle Sant´ana, Dinalva Heloiza, a minha frente Clayton Pires (SP), Cecília Mello, Frederico Fernandes  e Bruna Ribeiro. 

Bom, eu confesso que nessa correria do dia-a-dia, apenas uma vez, eu tive a oportunidade de ouvir alguém citando o "Bar do Escritor". Mas me lembro que, imediatamente algo me chamou a atenção e tive que sair, sem ao menos ouvir uma descrição detalhada do que significava. 

Fiquei com a impressão que essa denominação, deveria ser de algum novo bar, recém inaugurado, dirigido aos irreverentes intelectuais e amigos, que entre umas páginas e outras, de vez em quando tem que recorrer ao convívio social, degustando uma boa bebida, e entremeando assuntos e discussões sobre algum novo livro, uma nova publicação, ou mesmo uma redação de jornal ou revista abarrotada de colegas estressados, dirigida por um editor mais estressado ainda. Só me lembro, de arquivar aquela informação, com uma anotação:

 -Qualquer hora dessas, eu anoto o endereço, e vou até lá, rever amigos e trocas idéias, e quem sabe, descobrir maneiras de minimizar os tumultos que as vezes ocorriam na redação, que até então, eu trabalhava. ( Na época, estava um tumulto). 

Passou o tempo, a vida continuou, e me esqueci do assunto.

Cecília Mello e eu ao lado, no lançamento da III Antologia do Bar do Escritor. 

Cecília Mello e Frederico Fernandes (sobrinho querido), no lançamento da III Antologia

Recentemente, uma amiga, Cecília Mello, escritora e poeta, uma das integrantes da III Edição da Antologia Bar do Escritor, (e prestes a publicar seu sétimo livro de poesia o qual estamos todos ansiosos em degustar, e só posso dizer que em breve estaremos comentando por aqui), em um rápido encontro que tivemos, me convidou para o lançamento da III Antologia do Bar do Escritor. O evento, estaria acontecendo no início deste mês, março 2012, nas dependências do Grande Hotel, - um espaço localizado no centro da capital Goiânia, reservado a promoção da cultura e artes - confirmei à ela, minha presença, anotei data e horário, em seguida nos despedimos.

Alguns momentos depois, o nome voltou a minha memória. 
- Engraçado..., seria alguma coincidência!    

Na data agendada ao lançamento, convidei um dos meus sobrinhos, ambos companheiros de todas as horas. Nesse dia, o Frederico foi comigo. Ao chegarmos ali, imediatamente, vimos a Cecília, que nos cumprimentou, com sua sempre contagiante alegria, e de pronto, nos convidou a conhecer um dos autores e organizadores do evento, Cristiano Deveras. Ao primeiro contato, percebi que fluiu uma espontaneidade natural, surgindo ali, uma cordial amizade, entabulada pela gentileza e sinceridade que emanou entre a gente.

Cristiano Deveras, coordenador e executor do Projeto BDE, de Giovani Iemini, em Goiás.

Tentando saciar minha curiosidade, Cristiano, iniciou uma descrição do Bar do Escritor, e de toda esta troupe maravilhosa, contando inclusive os detalhes de como havia surgido essa irreverente idéia, originária de Giovani Iemini, e como ele traduziu isso com a efetiva instituição de um espaço online, destinado aos amantes da Literatura. 

Posteriormente navegando pelos espaços destinados ao Bar do Escritor, me deparei com a apresentação de Giovani Iemimi, a qual transcrevo aqui, pois ninguém melhor do que o próprio Giovani, à traduzir para todos, a que se destina essa saudável "conspiração" literária:  

- Com a palavra Giovani Iemini: 
                 

Literatura.

É este o assunto do Bar do Escritor, que surgiu no "iorGut" em 3 de agosto de 2005 e logo mostrou-se interessante àqueles que tinham coragem de opinar sobre a produção textual alheia. O objetivo é difundir as boas letras, sem esquecer de meter o pau em quem faz besteira, pois estamos num bar e aqui não é lugar para etiqueta nem hipocrisia, apenas a boa e velha sinceridade.

Somos barnasianos, não acadêmicos.

O BDE é um lugar anárquico, onde há apenas uma regra: as críticas são feitas ao texto, jamais ao autor!  Assim, achamos a melhor maneira em dizer o que realmente pensamos sobre a obra em discussão sem ofender aos "ilustres" e "sensíveis" escritores que participam de nossas rodadas literárias. O espaço é de todos, para criticar e ser criticado, para ofender-se, ou aprender a melhorar.  O Bar não é o lugar para quem busca elogios fugazes.

A estrutura define-se em um blog com 27 membros (bebuns) colunistas que escrevem cada um diariamente, com 3 convidados por mês, nos dias 10, 20 e 31 (se tiver); rodadas de drinques literários no Ezine de Literatura (eletrônico-zine de magazine ou revista) e a discussão ferrenha, apaixonada, mal-educada e anárquica na comunidade Bar do Escritor no iorGut (a nossa segunda casa).

Nada mais, nada menos.
Participe. E divirta-se.
Giovani Iemini.

Sobre Giovani
- meio suspenso... mas apareço de vez em quando.

http://giovaniiemini.blogspot.com/

Giovani Iemini foi travesso parceiro de Tom Sawyer, aventurou-se escoteiro junto a Indiana Jones, aprendeu dores e amores caminhando com Holden Caulfield e ouvindo Legião Urbana, bebeu com Charles Bukowski enquanto estudava Eric Hobsbawn, analisou suas memórias como Fernando Sabino e crê na Força dos Jedis. Hoje se sente como Pedro Juan Gutierrez ao não entender a manutenção da miséria humana. Quer fugir para o espaço sideral numa audaciosa Jornada nas Estrelas.

o livro Mão Branca, aprovado pelo FAC -DF e editado pela LGE EDITORA:
www.maobranca.bardoescritor.net

       Parabéns pela genialidade, Giovani!

Capa da III Antologia do Bar do Escritor "Terceira Dose"

      - Bom e após conhecer um pouco mais as propostas do Bar do Escritor e a genialidade de Giovani Iemini, com a parceria de Cristiano Deveras na organização deste irreverente contexto do BDE, só tenho a dizer, que:

        Acredito ser esta uma aventura especialmente genial, e por isto mesmo, após administrar um pouco mais o meu tempo, decidi por fazer esta segunda postagem sobre o BDE, onde vejo inúmeras possibilidades, em um cenário já quase dormente de novos talentos literários.

       Visualizo um instrumento que absorve tanto os grandes nomes da literatura, quanto a todos que apreciam e desejam por se iniciar nessa jornada, pois neste contexto, é possível ao mesmo tempo navegar num concreto universo de abstrações, e em outras, numa abstrata contextualização. O que implica a todos aqueles, que se dispuserem a iniciar esta jornada, descortinar o seu universo pessoal, transitar por um amplo e vasto cenário de emoções, vivências, memórias, e ficções, e cientes da capacidade intuitiva em serem condutores de uma viajem, à maravilhosos cenários de belezas  textuais. E eu particularmente, gostaria de ver todos à bordo.

O Bar do Escritor é uma confraria de autores brasileiros que buscam promover literatura, difundir ideias e desenvolver pensamento crítico. O espaço online destinado as discussões literárias, cresceu e multiplicou em participações, idéias, pensamentos e discussões, alcançando hoje uma relevante participação no contexto literário nacional, e com uma liberdade de expressão nata da característica jovial desta tribo de amantes da literatura.

 Atualmente, o projeto que já alcança várias cidades em cenário nacional, conta com 3750 membros cadastrados, um número significativo, para um projeto que teve início como uma brincadeira.

O evento simultâneo de lançamento da III Antologia do Bar do Escritor, permitiu durante a sua realização, que todos os locais estivessem interligados através do Ustream (www.ustream.tv), onde os integrantes do projeto produziram durante todo o evento, os conteúdos que foram postados para o blog de divulgação do lançamento, com o endereço:(www.bardoescritor-terceiradose.blogspot.com). 

A seguir algumas fotos relacionadas ao evento que ocorreu em Goiânia, 

Cristiano Deveras  autografando.
                                         Cecília Mello, autografando.
                                       Cecília Mello, ao lado de um amigo.

Membros da Terceira Antologia do Bar do Escritor em Goiânia - (Esq.p/dir) Cristiano Deveras, Cecilia Mello, Marielle Sant´ana, Clayton Pires (SP) e Bruna Ribeiro.

                                  Vista parcial do público presente ao evento.
                                                 Cristiano Deveras e Cecília Mello
Cristiano Deveras, Cecília Mello, e Clayton Pires

  Público presente ao lançamento, conversando com os autores.

 Autores da III Antologia em Gyn,  Integrantes do Projeto BDE, em momento de descontração


Segue aqui um primeiro link, relacionado ao Bar do Escritor, postagem neste mesmo blog.


http://diversidadeemcultura.blogspot.com.br/2012/03/saudavel-confraria-do-bar-do-escritor.html?utm_source=BP_recent 

2 comentários:

  1. Oi Dinalva,
    O Cristiano Deveras eu conhceci em Paraty. Grande cara, super gente boa. Do BDE conheci ele e alguns outros por intermédio da Betty. Adorei essa sua matéria sobre o BDE e essa gente interessante e interessada. Fiquei curiosa, vc tb escreve por lá? Preciso criar vergonha e frequentar, mas a verdade é que eu não tenho o tal yoRGut! risos***
    Bjnhs!

    ResponderExcluir
  2. Maravilha Cecília, grata pelo seu comentário, o Cristiano é Deveras, um cara excepcional. Quanto amim, ainda não escrevo por lá, tempo meio corrido, mas vou administrá-lo, pois tb tenho interesse em uma maior convivência com os saborosos drinques textuais que o BDE no proporciona, grande abraço!

    ResponderExcluir

Deixe aqui o seu comentário sobre esse artigo: