sábado, junho 02, 2018

O Movimento ElesPorElas – HeForShe – sigla em inglês, uma visão em comum da igualdade de gênero, em benefício de toda humanidade.


Dinalva Heloiza – com informações da ONU Mulheres


Em um esforço global, para integrar o envolvimento do sexo masculino, desde homens a meninos, na superação das barreiras sociais e culturais que ainda impede mulheres de alcançar seu amplo potencial, a ONU Mulheres - Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e Empoderamento das Mulheres, lançou o movimento ElesPorElas – HeForShe – na sigla em inglês, como um contributo aos gêneros visando um novo modelo social em igualdade, tendo em parceria maior o contributo do homem junto a este desafio.


O alcance da igualdade de gênero requer uma abordagem inclusiva, que reconheça o papel fundamental de homens e meninos como parceiros dos direitos das mulheres e detentores de necessidades próprias baseadas na obtenção deste equilíbrio.

Neste cenário o movimento ElesPorElas – HeForShe - convoca homens e meninos como parceiros igualitários na elaboração e implementação de uma visão em comum da igualdade de gênero, o que beneficiará toda  a humanidade.

Desde seu lançamento que ocorreu em 20 de setembro de 2014, na sede das Nações Unidas em Nova York, centenas de milhares de homens em todo o mundo, incluindo Chefes de Estado, CEOs e celebridades globais de todas as esferas assumiram um compromisso com a igualdade de gênero.


Desde então o movimento ElesPorElas – HeForShe - foi o assunto na pauta de mais de 1,2 bilhões de conversas em mídias sociais, alcançando todos os recantos do globo. O objetivo é ambicioso, garantir o compromisso de um bilhão de homens em apoio à igualdade de gênero e ao empoderamento das mulheres, começando com uma mensagem positiva simples e rumo ao envolvimento mais profundo através da adoção de medidas específicas que contribuam com a perspectiva de uma grande mudança social.

Os homens que aderem ao movimento são contados através de ativações on-line e de tecnologia de telefones móveis, além da participação em eventos rurais e urbanos. Suas histórias estão sendo reunidas e compartilhadas para inspirar outros a seguirem o mesmo caminho.


Objetivo Principal

O movimento ElesPorElas - HeForShe - tem em objetivo principal o engajamento de homens e meninos ao estabelecimento de novas relações de gênero, sem a prevalência de atitudes e comportamentos machistas. Para a ONU Mulheres, a voz dos homens é poderosa em difundir ao mundo inteiro a necessária igualdade que permeia mulheres e meninas em relação aos homens e meninos, essa é uma causa comum da humanidade global.

Nesse sentido o movimento ElesPorElas, visa à ampliação do diálogo no contexto dos direitos das mulheres buscando acelerar os progressos em alcançar a igualdade de gênero. Esse objetivo será alcançado através de uma reformulação no conceito da igualdade de gênero, fazendo com que o seu efetivo estabelecimento se torne uma questão em comum, com ampla participação dos homens e mulheres, beneficiando toda a sociedade nos âmbitos social, político e econômico.

Estratégia global  - O movimento ElesPorElas está organizado nos seguintes princípios:


Atenção: educação, sensibilização e conscientização

Homens se identifiquem com as questões da igualdade de gênero, reconhecendo o papel fundamental que eles podem desempenhar para acabar com a desigualdade enfrentada por mulheres e meninas em todo o mundo, em suas próprias vidas e também em níveis mais estruturais em suas comunidades.

Argumentação: impacto através de políticas e planejamento

Apoia a agenda de políticas e planejamento da ONU Mulheres, envolvendo homens e meninos na realização de seus objetivos estratégicos: Empoderamento Econômico das Mulheres; Fim da Violência Contra as Mulheres; Governança e Liderança; e Paz e Segurança.


Ação: captação de recursos e outras ações

Diretrizes de implementação abrangentes, possibilitando a mobilização social de indivíduos, governos, ONGs, agências das Nações Unidas, universidades e empresas. O programa-piloto “Impacto 10x10x10″ é uma proposta para estabelecer o envolvimento dos governos, empresas e universidades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esse artigo: