terça-feira, junho 19, 2018

Cidadania, Dever e Direito de Todos

Educação é também um ato de Solidariedade!

O respeito ao próximo e o exercício dos bons hábitos de convivência urbana são as bases para a construção de uma sociedade mais justa e solidária. Atitudes simples, mas que nem sempre são colocadas em práticas por todos os cidadãos, são fundamentais para o convívio saudável nos grandes centros urbanos.

No transporte coletivo, respeitar assentos reservados a idosos, pessoas com deficiência, gestantes e mães com criança de colo. Num ônibus lotado, ceder o lugar a essas pessoas. Não furar filas; isso gera confusões bobas que podem se estender por um longo tempo. Ao dirigir, praticar o respeito ao trânsito e a direção defensiva (ou direção segura). A maioria dos acidentes é causada por negligência do homem, e não pelo acaso.

Ao ouvir música no carro ou no transporte coletivo, lembre-se de que há também outras pessoas ao redor. Por isso, ouça o rádio num volume razoável e fones de ouvido quando estiver em um ambiente público. Evite barulhos excessivos também dentro de casa, para não incomodar os vizinhos. Se houver problemas, converse educadamente ao invés de iniciar uma discussão.

Uma atitude correta que sempre vale a pena relembrar: jogue o lixo no lixo. A sujeira das ruas entope bueiros, o que provoca enchentes. As enchentes atrapalham o trânsito e causam engarrafamentos.

Os engarrafamentos fazem com que muitas pessoas fiquem mal-humoradas, e por aí vai. O ciclo não para. Mas a boa notícia é que as coisas são assim também do jeito inverso: uma boa ação gera outra boa ação, que gera outra, que gera outra... Então, é só começar!

Gentileza digital


A popularização da internet trouxe efeitos positivos, como o acesso mais democrático à informação, mas também exigiu a criação de regras de etiqueta e comportamento no mundo digital, que o cidadão deve levar em consideração para não cometer gafes virtuais.

Ao enviar um correio eletrônico

Especifique o assunto da mensagem, pois isso ajuda o destinatário a selecionar os e-mails que deseja ler ou priorizar.

Ao encaminhar um e-mail

Apague as informações sobre outras pessoas que possa haver no cabeçalho e no texto e, se estiver escrevendo para mais de um destinatário, coloque os endereços eletrônicos em cópia oculta.

Não escreva um texto inteiro em letras maiúsculas

Na linguagem da internet, isso significa que você está gritando.

Responda às mensagens sem demora

A pessoa que envia uma mensagem aguarda retorno. Caso esteja sem tempo para escrever o que deseja, envie um texto curto avisando que, assim que possível, irá responder adequadamente.

Não divulgue produtos e serviços que não sejam de interesse ao destinatário

Também não encaminhe muitos e-mails de piadas e assuntos afins, pois isso lota a caixa de entrada das pessoas e faz com que elas percam muito tempo filtrando os e-mails e descartando mensagens superficiais.

Cuidado com os e-mails que recebe

Não execute arquivos nem acesse links enviados por remetentes que não conhece, pois eles podem conter vírus e danificar o computador.

Não redija mensagens muito longas

O destinatário dificilmente terá tempo para ler tudo o que estiver escrito.

Tenha paciência com os novatos

Pessoas que estão começando a mexer na internet cometem erros durante o aprendizado. Não seja impaciente e procure avisá-las sobre algum comportamento errado por e-mail, e não na frente de outras pessoas.

Se você tem filhos

Imponha limites de uso da internet e se informe sempre sobre o que seus filhos veem na rede e quem são seus amigos, pois muitos crimes de pedofilia começam com contatos virtuais.

Replique na internet o comportamento adotado no dia a dia

Manifestações de preconceito, hostilidade e racismo são condenáveis tanto na “vidareal” quanto no mundo virtual. Além disso, não use palavrões e expressões grosseiras só porque não está falando cara a cara com seu interlocutor.

Um bom exemplo em cidadania!

Dar um bom exemplo não custa nada e tem impactos positivos. Pequenas ações fazem o dia a dia ficar mais leve e feliz, como dizer “bom dia”, “por favor” e “obrigado”. O cidadão que dá bom exemplo é aquele que tem atitudes positivas não só no trabalho ou na rua, mas principalmente dentro de casa, sem esperar nenhum elogio.

Estimular o hábito de leitura dos filhos será muito mais fácil se os próprios pais gostarem de ler e fizerem isso com frequência. O mesmo princípio vale para a alimentação. A criança aprende em casa, com a família, sobre a importância de ingerir comida saudável, como frutas, verduras e legumes.

O bom exemplo de cidadão é aquele que também se preocupa com o meio ambiente: apaga as luzes ao sair de casa, fecha bem as torneiras e separa o lixo para reciclagem.

Ele está preocupado com o planeta em que vive, e com seu bem estar e é solidário com o bem estar de seu próximo, num planeta onde todos vivemos, preservando as gerações futuras o direito a um planeta sustentável.

Ler muito, se alimentar bem, apagar as luzes ao sair... Isso tudo envolve ações que podem ser vistas. Mas mesmo as coisas “invisíveis” têm efeitos positivos, como estar de bom humor e receptivo às pessoas que nos cercam. Ser afetuoso com a companheira, e esta com seu companheiro, e o mesmo vale aos relacionamentos com pessoas do mesmo sexo, além de fazer bem aos parceiros, é uma forma de ensinar valores em afeto aos filhos.

As crianças, aliás, só se transformarão em adultos gentis se tiverem um bom exemplo dentro de casa, se fizerem parte de uma família na qual todos se tratam bem. O cidadão deve ter paciência e tolerância com seus filhos. Crianças e adolescentes estão numa fase de descobrimento. Se forem tratados com carinho, esses jovens cidadãos passarão adiante todas as boas lições que aprenderem.

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