domingo, abril 11, 2010

Começa a pré-seleção do XII FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental.

Dinalva Heloiza


FICA - Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental.

O trabalho de pré-seleção das obras inscritas ao XII Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental – FICA, teve início. O júri de pré-seleção da XII Edição do FICA, iniciou a avaliação dos filmes inscritos na semana passada.

Estão participando 548 filmes, 112 em longa-metragem, 185 em média e 251 curtas. Ou seja, os jurados precisarão assistir a mais de 392 horas de filmes, tarefa que deve ser cumprida em um mês, exigindo total dedicação.

Participam dessa pré-seleção os seguintes jurados: o escritor Luís Araújo; o psicanalista Roberto Mello; o cineasta Kin-Ir-Sem, representando a Associação Goiana de Criadores de Vídeo (AGCV); Luiz Araújo Mundim, representando a Associação Brasileira de Documentaristas de Goiás (ABD-GO) e a professora da PUC-Goiás, Maria Aparecida Borges.

Consolidação Mundial

Dos 548 filmes inscritos nessa XII Edição do FICA, 346 são produções estrangeiras, que foram realizadas por cineastas de 67 países. O grande número de participação dos coletivos de diferentes países, confirma mais uma vez a consolidação do Festival, como instrumento na difusão das questões ambientais e cultura em todo o mundo, o que demonstra o prestígio mundial do festival.

Depois do Brasil, que tem 202 obras inscritas, a França é o país com maior número de filmes concorrendo, 46. Em terceiro lugar vem os EUA, com 44 filmes, seguido pela Alemanha, com 37.

No Brasil, São Paulo é o Estado com o maior número de inscrições (41), seguido por Goiás (38), Rio de Janeiro (30) e Minas Gerais (20). Na América Latina, o FICA é considerado o maior festival do seguimento ambiental, realizado anualmente na Cidade de Goiás, é o festival de cinema ambiental que também oferece a maior premiação, num total de R$ 240 mil. A Edição deste ano está marcada para o período de 8 a 13 de junho.

Agepel abre inscrições para shows do XII FICA

A Agência Goiana de Cultura (Agepel) estará recebendo, de 5 a 30 de abril, as inscrições para seleção de artistas goianos que irão apresentar os shows que acontecem na XII Edição do Festival Internacional de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA), que acontece na cidade de Goiás de 8 a 13 de junho próximo.

As inscrições serão feitas na Diretoria de Ação Cultural – Gerência de Difusão Artística da Agepel, no Palácio Pedro Ludovico Teixeira – Rua 82, nº 400 – Setor Sul – 1º Andar, Ala Oeste – Goiânia – Fones: (62) 3201-5110 / 3201-5111, de segunda a sexta-feira, no horário comercial.

De acordo com o Art. 9º, inciso III, da Lei Federal nº 8.666/93, é vedada, na seleção dos inscritos, a participação direta ou indireta de servidor ou dirigente do órgão contratante ou responsável pela contratação.

Os interessados deverão apresentar proposta de show especificando o segmento (música ou artes cênicas), sendo o segundo para apresentações em ruas; nome completo, endereço, telefones para contato e endereço eletrônico (e-mail); release do show a ser apresentado, repertório musical e release do artista ou grupo; DVD (música e artes cênicas) ou CD (música) do artista ou grupo; fotografia (impressa) do artista ou grupo; comprovante de reconhecimento pela opinião pública ou crítica especializada.

Em caso de o artista ser selecionado, serão exigidos os seguintes documentos:

Pessoa física — cópia do RG, do CPF e de comprovante de endereço; cópia do PIS/PASEP ou cadastro no INSS; certidões negativas de débito (federal, estadual, municipal); mapa de luz / mapa de palco / cenário e rider técnico completo; nomes completos de toda a equipe, para credenciamento e camarins. Se o artista ou grupo for apresentado por empresário ou produtor, anexar documento de comprovação de representante exclusivo.

Pessoa jurídica — proposta, em papel timbrado, da empresa que estiver representando o artista ou grupo, constando valor do cachê, data, horário e local da apresentação, carimbo do CNPJ e assinatura do responsável pela respectiva empresa; carta de exclusividade assinada pelo artista ou grupo para a empresa; cópia do contrato social da empresa; certidão negativa de débitos do INSS; certidão negativa de débitos do FGTS; certidões negativas de débitos (federal, estadual e municipal); certidão negativa de débitos municipais (ISSQN) da cidade onde acontecerá o evento (Cidade de Goiás); cópia de RG e CPF do artista ou componente do grupo; mapa de luz / mapa de palco / cenário e rider técnico completo; nomes completos de toda a equipe, para credenciamento e camarins.

Contato: Gerência de Difusão Artística – (62) 3201-5110 /3201- 5111.

Serviço:

Assunto: Inscrições para seleção de shows para o XII Festival
de Cinema e Vídeo Ambiental (FICA)


Data: 5 a 30 de abril de 2010
Horário: 8 às 12 e 14 às 18 horas
Local: Gerência de Difusão Artística da Agepel (Palácio Pedro Ludovico
Teixeira – Rua 82, nº 400 – Setor Sul - 1º Andar – Ala Oeste - Goiânia)

VIII ABD CINE GOIÁS

Associação Brasileira de Documentaristas – Seção Goiás
VIII ABD CINE GOIÁS
Mostra Competitiva
09 a 11 de junho de 2010


A VIII ABD CINE GOIÁS Mostra Competitiva ocorrerá simultaneamente ao XII FICA na Cidade de Goiás, Estado de Goiás, no período de 9 a 11 de junho de 2010, contando este ano com a parceria, para efeitos jurídicos e tributários, do Centro de Recursos Alternativos do Audiovisual – CARA VIDEO.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esse artigo: