quinta-feira, julho 15, 2010

GOIÁS TURISMO PROMOVE O ESTADO DE GOIÁS NO 5º SALÃO DO TURISMO

Goiás Turismo, presente no 5º Salão do Turismo.

Evento aconteceu entre 26 e 30 de maio, no Anhembi, com 100 mil visitantes.

Dinalva Heloiza


Da esquerda para direita: Sérgio Rady (Secretário de Turismo de Pirenópolis), Christian Macedo, Patrícia Marques, Flávia Rabelo, Érika Kilbert (Interlocutora da Região do Ouro) e Milena Ribeiro ( Interlocutora da Região dos Negócios.

A Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) esteve presente ao 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que aconteceu no Anhembi, na capital paulista, entre 26 e 30 de maio de 2010.

O lançamento do evento foi feito dia 28 de abril, em São Paulo, pelo secretário nacional de Políticas do Turismo, Carlos Silva.

O presidente da Agência Estadual de Turismo - Goiás Turismo - Durval Mota, participou da abertura do 5º Salão do Turismo – Roteiros do Brasil, que aconteceu durante o evento.

Goiás esteve representado em estande institucional junto a Feira de Roteiros, pela réplica da Igreja Matriz, localizada na cidade de Pirenópolis, que é hoje Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e, onde recentemente, a “Festa do Divino e Cavalhadas” foram registradas pelo Iphan como Patrimônio Nacional Cultural Imaterial.

“O Salão do Turismo permite ao segmento turístico avançar junto a política comercial, tanto na perspectiva do produto turístico, como na inclusão e valorização dos produtos associados, possibilitando à oferta goiana um posicionamento diferenciado no mercado turístico”, afirma Mota.


Da esquerda para direita: Patrícia Marques, Flávia Rabelo, Ministro do Turismo Luiz Eduardo, Érika Kilbert (Interlocutora da Região do Ouro), Sérgio Rady (Secretário de Turismo de Pirenópolis).

Desde 2004, a Goiás Turismo participa do evento. Esse ano, a instituição apresentou 15 roteiros, dois empreendimentos da Agricultura Familiar, duas manifestações artísticas “Cavalhadas de Pirenópolis e Orquestra de Violeiros de Piranhas”; e ainda o artesanato dos 49 destinos turísticos de Goiás, além da vasta gastronomia goiana.

Goiás, também esteve presente ao Encontro de Negócios nos segmentos de “Aventura Segura”, “Viaja Mais Melhor Idade” e “Rede de Cooperação Técnica para Roteirização”.

De acordo com a gerente de Regionalização dos Destinos da Goiás Turismo, Patrícia Marques, o Salão esteve apresentando diversos módulos de atividades, onde o visitante teve acesso a compras de viagem, artesanato, moda, produtos da agricultura familiar, manifestações artísticas e gastronomia, encontros pré-agendados entre os agentes de comercialização do produto turístico brasileiro, visitas técnicas de agentes de turismo/operadores e visitas técnicas de profissionais de imprensa nacional e internacional.


Da esquerda para direita: Suely Assis (Presidente do Sindicato de Guias), Milena Ribeiro, Humberto (Diretor da SEMTUR), Ana Clévia (Coordenadora Nacional do Programa de Regionalização do Turismo) e Patrícia Marques.


SALÃO 2009

No ano de 2009, a Goiás Turismo esteve presente ao Salão do Turismo com 21 municípios, seis regiões turísticas, 15 roteiros regionais, três manifestações culturais, além de ter participado da Rodada de Negócios com 13 empresas. Na ocasião, a Goiás Turismo adquiriu um espaço na Área de Comercialização, com o apoio de 28 empresas participantes. O prato goiano divulgado foi o Arroz com Galinha, a famosa “Galinhada”.

ESTRUTURA 2010

A Diretora de Desenvolvimento Turístico da Goiás Turismo (DDT/Goiás Turismo), Deuslene Leão, explica que o Salão, nesse ano de 2010, esteve dividido em sete módulos de atividades: Feira de Roteiros Turísticos, Área de Comercialização; Vitrine Brasil; Núcleo de Conhecimento; Rodada de Negócios; Missões Promocionais - Caravana Brasil; e Missões Promocionais - Press Trip.

PROGRAMAÇÃO

A Feira de Roteiros, coração do evento é onde foram apresentados os roteiros turísticos dos 26 Estados brasileiros e do Distrito Federal, com 18 novas opções.

Para o Núcleo de Conhecimento foram programadas 71 atividades, totalizando 161 palestrantes nos quatro dias de realização do módulo. A Área de Gastronomia voltou a contar com a parceria da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), que levou quatro chefs para preparar os pratos típicos das cinco macrorregiões brasileiras dentro do evento.

No palco principal e nos palcos espalhados pelo Anhembi, os visitantes tiveram a oportunidade de assistir a mais de 80 apresentações artísticas que integraram a programação de Manifestações Artísticas do 5º Salão do Turismo.

Aos profissionais do setor, a Rodada de Negócios teve seu formato ampliado, tornando-se Encontro de Negócios e reunindo representantes do poder público e do empresariado local na divulgação e comercialização de destinos e roteiros turísticos junto aos operadores.


Da esquerda para direita: Elisa ( Interlocutora de Santa Catarina), Isabel Bernasque (Coordenadora Nacional do Salão do Turismo e Coordenadora Nacional de Relações Institucionais do MTUR), Flávia Rabelo, Patrícia Marques, Humberto (Arquiteto do Salão do Turismo), Raquel Teixeira (Deputada Federal e Presidente de Comissão de Turismo da Câmara Federal, e ainda o jovem Assessor de Marketing da Goiás Turismo, Marcel Araujo Barreto.

VALE DO ARAGUAIA É ATRAÇÃO NO 5º SALÃO DO TURISMO.

Uma iniciativa que visou atrair turistas para a região, onde todos os seis destinos turísticos são titulados como diamantes pela Goiás Turismo.

Os seis municípios do Vale do Araguaia tiveram uma intensa programação no 5º Salão Nacional do Turismo, que aconteceu no Anhembi, em São Paulo.

De acordo com Fábio Cabral, a idéia e divulgar e comercializar a região, que em junho, durante a temporada de férias, é freqüentada pelos amantes do Turismo Cultural e Pesca.

Durante três semanas é possível visitar belas praias do Rio Araguaia, onde se organizam acampamentos, passeio de barcos, turismo ecológico, esportes náuticos, shows e muita diversão.

A Região do Araguaia é a única, dos nove pólos turísticos goianos, a ter todos os seus seis municípios indutores do turismo regional, cadastrada pela Agência Estadual de Turismo (Goiás Turismo) como diamantes, em decorrência de critérios técnicos, que têm por finalidade identificar o nível de desenvolvimento dos destinos e direcionar apoio técnico e financeiro.

Ao todo são dez critérios – criação de Conselho Municipal de Turismo (Comtur) e do Fundo Municipal do Turismo (Fumtur); participação do Fórum Regional do Turismo; adesão ao Instituto de Pesquisas Turísticas (Iptur); emissão e atualização do Boletim de Ocupação Hoteleira (BOH); Plano Municipal de Turismo validados pelo Comtur; comprovante dos números de leitos disponíveis; Centro de Atendimento ao Turista (CAT); cadastro dos prestadores de serviços turísticos e sustentabilidade turística –, que ao todo somam 65 pontos. O município interessado em participar do rol dos indutores, teve que alcançar no mínimo 20 pontos.

O município Diamante, conseguiu obter no mínimo 60 pontos, e foi contemplado com ações de promoção, divulgação e apoio na participação de eventos nacionais, além de receber folheteria exclusiva (postal do destino, folder e cartaz), destaques em publicação da Goiás Turismo, brindes personalizados para divulgação do município e apoio à participação de eventos nacionais.

Goiás tem 20 destinos nesta categoria – Alto Paraíso, Anápolis, Caldas Novas, Rio Quente, Cavalcante, Cidade de Goiás, Goiânia, Itumbiara, Jataí, Pirenópolis, Rio Verde e São Miguel do Araguaia.


As Pastorinhas.

Fonte: Ascom Goiás Turismo

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