terça-feira, maio 21, 2013

Manutenção das expressões culturais pode ajudar a atingir Objetivos do Milênio, diz UNESCO


O frevo, dança típica da cultura brasileira, foi recentemente reconhecido oficialmente pela UNESCO (foto acervo PCR)
Dia Mundial da Diversidade Cultural para o Diálogo e o Desenvolvimento, comemorado todo dia 21 de maio, é uma data chave para impulsionar governos e sociedades para reconhecer o poder da cultura e das diferentes formas de expressão como fatores para atingir os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), segundo afirmou em comunicado a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO).

“À medida que avançamos rumo a 2015 e elaboramos uma nova agenda de desenvolvimento global a ser seguida, devemos aproveitar ao máximo o poder da cultura e da diversidade cultural”, disse a diretora-geral da UNESCO, Irina Bokova, na declaração oficial da agência para celebrar a data.
Bokova ressaltou que a cultura é um dos motores do desenvolvimento e que, apesar de não fazer parte de nenhum dos objetivos de desenvolvimento internacionalmente reconhecidos, ela é essencial para atingi-los. Segundo a diretora-geral da UNESCO, a participação popular e o diálogo intercultural são fundamentais “para aprofundar as raízes do desenvolvimento e para compartilhar seus benefícios”.
A UNESCO estimula o financiamento de programas e projetos que promovam a diversidade das expressões culturais. Por isso, a Convenção sobre a Proteção e a Promoção da Diversidade das Expressões Culturais, adotada em 2005, criou o Fundo Internacional para a Diversidade Cultural. Nesse ano, as inscrições para propostas de financiamento de projetos culturais estão abertas até o dia 14 de junho.
O Fundo, que apoia programas que fortalecem e protegem as expressões culturais, já financiou 61 projetos em 40 países em desenvolvimento, inclusive um aqui no Brasil, o projeto Vídeo nas Aldeias do Brasil. Ele é precursor na área de produção audiovisual indígena no país e tem como objetivo apoiar a luta dos índios para fortalecer seu patrimônio territorial e cultural.
“Nenhuma forma de desenvolvimento pode ser sustentável sem cultura”, concluiu Bokova em sua mensagem sobre o Dia Mundial da Diversidade Cultural.
Publicado originalmente em ONU Brasil