quarta-feira, novembro 09, 2011

Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, realiza com sucesso sua primeira turnê internacional.



Dinalva Heloiza

Sob o comando do maestro Eliseu Ferreira, 85 jovens da Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, realizaram sua primeira turnê internacional, pela Catalunha, Espanha. A turnê consistiu em uma série de concertos, tendo início em 30 de Outubro, no Auditório Enric Granados Lleida. Em 31 de outubro, a Orquestra se apresentou no Auditório do Palau de Congressos em Girona, o qual suporta um público de 1.200 pessoas. Em 3 de novembro a apresentação aconteceu no Auditório da Vilaseca, em seguida, fechando a turnê, um concerto no Palau de la Música Catalana, na sexta-feira 04 de novembro, com duas apresentações as 19 e 21,30hs.  Um espaço com capacidade para duas mil pessoas.

O programa do concerto incluiu obras de compositores brasileiros como Antonio Carlos Gomes, Heitor Villa-Lobos, Zequinha de Abreu, Camargo Guarnieri, Ari Barroso, Valdir Azevedo, o mexicano Arturo Marquez, o americano John Williams, Pablo Sarasate, de Navarra, e Amadeus Mozart. Além disso, a orquestra apresentou uma série de canções populares, internacionalizadas por Pablo Casals.



A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás, tem em sua formação, adolescentes e jovens, com idade a partir de 14 anos. Em sua primeira turnê internacional, esses jovens músicos, arrecadaram 5,5 toneladas de alimentos para instituições de apoio aos cidadãos atingidos pela crise econômica naquele país.

A apresentação no Palau de la Musica, em Barcelona, contou com a presença do vice-governador José Eliton Júnior, que prestigiou a Orquestra, e avaliou que o sucesso do grupo na Espanha, é prova inconteste do “talento dos jovens goianos para as artes”.                                                                                                                                                                                      

O secretário Mauro Faiad afirmou, por sua vez, que essas apresentações são “um orgulho para a população de Goiás e todo o Brasil”, já que o Palácio da Música Catalana é considerado pelos especialistas em música clássica, uma das seis melhores salas de concerto do mundo.



A Orquestra, que completa 10 anos em 2011, teve sua turnê viabilizada por meio de uma parceria entre o Governo de Goiás, a Endesa, na Espanha, e a Endesa Cachoeira, controlada pela holding Endesa Brasil. A Endesa, investiu cerca de R$ 300 mil na turnê que incluiu, estadia, alimentação e uniformes dos músicos. Já o Governo de Goiás, foi responsável pelas passagens, que foram pagas com recursos arrecadados em um jantar beneficente ocorrido no Palácio das Esmeraldas, sede do governo. O objetivo da turnê, foi mostrar aos europeus, o talento destes jovens músicos, e divulgar o sucesso do projeto socioeducativo e cultural da empresa.

Desde 2009, a empresa vem investindo na compra de novos instrumentos para os músicos e em concertos especiais com destaque para as apresentações no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, em abril deste ano, e no Instituto Cervantes, em Brasília, com a presença da Vice-Presidenta do Governo Espanhol, em agosto de 2009.

O Governo de Goiás e a Secretaria de Ciência e Tecnologia (SECTEC) por sua vez, oferecem aos 100 melhores músicos da OSJG o benefício mensal do Bolsa Orquestra, criado em 2005, para auxiliar financeiramente, jovens músicos em seus gastos com transporte, alimentação e manutenção de seus próprios instrumentos.

A Orquestra Sinfônica Jovem de Goiás – OSJG conta hoje com cerca de 200 músicos divididos em 4 grupos sendo: Grupo “A”, Grupo “B”, Orquestra Infantil e Grupo de Sopros e Percussão realizando cerca de quarenta concertos anuais em Goiânia e região metropolitana, municípios do interior do Estado e em cidades como São Paulo e Rio de Janeiro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esse artigo: