terça-feira, novembro 08, 2011

Semira-Go, participa do 2º encontro Nacional da Rede Nacional de Enfrentamento ao tráfico de pessoas, em Recife-Pe

Dinalva Heloiza

A Secretaria de Políticas para as Mulheres e Promoção da Igualdade Racial em Goiás, participa até amanhã, em Recife (PE), do 2º Encontro Nacional da Rede Nacional de Enfrentamento ao tráfico de pessoas.

Além de resultados alcançados nos Estados que já têm seus Núcleos, os participantes discutem a prevenção e a repressão ao tráfico de pessoas e responsabilização de seus autores e atenção às vítimas. Um passo importante ao se tratar do assunto é a criação de um Conselho Nacional de Enfrentamento ao tráfico de pessoas. A Semira participa por meio de seu Núcleo de Enfrentamento ao tráfico de pessoas.

O encontro é promovido, pelo Ministério da Justiça, por meio da Secretaria Nacional de Justiça, com a colaboração da Secretaria de Políticas para as Mulheres, e a Secretaria de Direitos Humanos, e acontece desde ontem 07, a 09 de novembro, no Mar Hotel Recife, Recife - PE.

O secretário Nacional de Justiça, Paulo Abrão, em correspondência afirma que o objetivo do II Encontro é “fortalecer a Política Nacional de Enfrentamento ao tráfico de pessoas e consolidar o II Plano Nacional de Enfrentamento ao tráfico de pessoas (II PNETP), integrando organizações sociais e gestores de políticas públicas”.

Nesse Encontro, acontecerá os debates que visam a continuidade das atividades do Grupo de Trabalho Interministerial criado para a elaboração do II Plano Nacional de Enfrentamento ao tráfico de pessoas.

E ainda, serão debatidos os temas: Avanços e Desafios para o Enfrentamento de tráfico de pessoas: perspectivas atuais a partir do I PNETP e prioridades para o II PNETP; Aprofundamento de propostas para o II PNETP e os trabalhos em grupo, divididos nos seguintes eixos: Prevenção ao tráfico de pessoas, Repressão ao tráfico de pessoas e Responsabilização de seus autores, e Atenção às vítimas.

Serão também discutidos, possibilidades e potencial para a Constituição Nacional de Enfrentamento ao tráfico de pessoas e o II PNETP: priorização e versão final pré-validação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esse artigo: