sábado, agosto 19, 2017

Projeto cultural traz de volta a cena, "Grande Hotel Vive o Choro."

Dinalva Heloiza

Para a alegria geral, o ilustre chorinho, fez hoje sua reentrada na cena musical em Goiânia, com o tradicional projeto, “Grande Hotel Vive o Choro”, e foi reverenciado em grande estilo, muitas foram as homenagens, e aplausos do público que prestigiou esta tão esperada reestreia. 

                                                                        Alma Brasileira

                                                                     Luciana Clímaco

                                                                            Heróis de Botequim 
                                                            
O projeto é uma iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, pasta conduzida pelo secretário Kleber Adorno, nesta temporada o evento é coordenado pelo talento de Carlos Brandão. O projeto estreou na cena goiana em 2003, denominado Grande Hotel Revive o Choro, um de seus idealizadores, Oscar Wilde, era também o coordenador do evento.
                                       
                                                 Secretário Municipal de Cultura - Kléber Adorno

Ao centro o Coordenador do projeto Carlos Brandão, ao seu lado Alan Kardec e João Fernandes integrantes do grupo Alma Brasileira

Com o passar do tempo, passou por mudanças, e posteriormente foi rebatizado para Grande Hotel Vive o Choro. Deixou de apresentar apenas o gênero choro, ampliando espaços também para outros gêneros musicais brasileiros, como MPB e samba. O público aumentou e junto o seu reconhecimento. 

Após o cancelamento do projeto, foi perceptível aos afeiçoados do ritmo, o quanto o projeto já estava integrado à agenda musical de Goiânia. O mais incrível, é que um dos públicos mais diversificados da cena goiana, apesar de uma maioria mais jovem, o evento é muito apreciado pelo público de meia idade e mesmo idosos, muitos deles, moradores dos prédios que se avizinham ao Grande Hotel.

E continua, após tanto tempo ausente, sendo apreciado por grande parte de nossa sociedade. A noite de hoje, foi só homenagens ao nosso ilustre, estiveram presentes, de Pixinguinha a Jacob do Bandolim, de Ernesto Nazareth, a Braguinha, além de muitos outros nomes do choro, e posteriormente do samba, a exemplo de Adoniram Barbosa, Chico Buarque, João Bosco, Vinícius de Moraes, Geraldo Pereira, entre outros, estes foram alguns dos nomes que homenagearam o retorno do projeto cultural à cena goianiense.

Oscar Wilde, idealizador do projeto, fundador do Grupo de Choro em Goiânia, músico, professor e diretor do Alma Brasileira.

Estes grandes nomes, foram trazidos em primeiro lugar pelo grupo, Alma Brasileira, dirigido pelo músico e mestre Oscar Wilde, e digo mestre, não somente pelo talento e maestria de Oscar Wilde, mas também por ter sido meu professor de cavaquinho, em tempos idos, quando incursionei por um período no universo da música.  Oscar Wilde, dirige o grupo, formado por cinco músicos multi-instrumentistas, que tanto transitam pelo gênero do Choro, quanto por outros gêneros afins.

A segunda apresentação ficou a cargo de Luciana Clímaco, que trouxe o choro cantado, em uma apresentação inigualável e contagiante, com sucessos como Doce de Coco, Odeon, Urubu Malandro, entre outros. Luciana além de cantora e compositora é também pesquisadora dos ritmos choro e samba de raiz.


E fechando a noite com chave de ouro, a banda Heróis de Botequim, levantou o público com um delicioso repertório de sambas, inspirado por grandes talentos da música brasileira, em um ritmo cadenciado, e muita ginga ilustrada pelas melhores letras e melodias do samba da nossa terra. E tudo com sabor de quero mais.



Por um longo período o projeto Grande Hotel Vive o Choro, foi cativo da cena cultural em Goiânia, fazia parte da agenda das sextas-feiras, mesmo que a programação dos afeiçoados, se esticasse a partir dali.

E hoje, mais do que nunca, foi perceptível a importância do evento na cena musical de nossa cidade, e principalmente ao observarmos a expressão de alegria estampada na face de todo o público presente, em unanimidade, a expressão era uma só, bem vindo, de volta ilustre chorinho!

                                   Fernanda Cruz, Claudia Garcia - que em breve estará tocando no projeto  


                                                             Fernanda Cruz e Claúdia Garcia


                                                                 Fernanda Cruz



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui o seu comentário sobre esse artigo: